O Painel de Bordo


É um sistema que tem como objetivo aprimorar a aplicação dos critérios de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), nas operações com produtos perigosos na PETROBRAS, sistematizar o registro de ocorrências relacionadas à SMS nos procedimentos e operações realizadas em suas instalações, definir critérios para reconhecer as atitudes positivas dos motoristas e transportadoras, bem como atuar nos desvios e incidentes identificados sempre com foco em SMS, no Cliente, na excelência em gestão e no atendimento à legislação relacionada à movimentação de produtos perigosos.

Qual a importância do Painel de Bordo


A execução do Painel de Bordo possibilita o aprimoramento dos controles e registro das ocorrências envolvendo motoristas e transportadoras que operam nas instalações da PETROBRAS, facilitando a atuação nas causas básicas dos desvios e incidentes e o desenvolvimento de treinamentos específicos para a prevenção de acidentes, buscando a excelência em SMS nas operações e nos procedimentos realizados dentro das instalações da PETROBRAS.


O que é a LVT


A LVT (Lista de Verificação de Transporte) é a principal fonte de dados para o Painel de Bordo. A LVT funciona como um check-list dos itens básicos de segurança e documentação para a movimentação de produtos perigosos, além de possuir campo de anotações para o registro das ocorrências durante as operações. A RLAM disponibilizará o modelo da LVT que será usado pelas distribuidoras que movimentam nas Bases ORSUB, para posterior entrega dos formulários para as transportadoras e clientes FOB’s.
O não cumprimento desse procedimento implicará em pontuação negativa no Painel de Bordo.

Qual o papel da LVT


Antes de efetuar qualquer operação nas instalações da PETROBRAS, o motorista deve realizar a verificação dos itens contidos na LVT, preenchendo corretamente o check-list. A LVT também deve ser apresentada com data e assinaturas do responsável pela transportadora/responsáveis FOB.
As possíveis não conformidades encontradas devem ser eliminadas antes de efetuar quaisquer operações com o respectivo caminhão nas instalações da PETROBRAS.
Ao chegar às instalações da PETROBRAS o motorista deve anotar na LVT o número do agendamento (programação) correspondente à operação em curso. O número da programação pode ser consultado no monitor de chamadas.
O motorista deve portar a LVT durante todo o seu processo nas instalações da PETROBRAS, desde o registro do EPE (Entrada no Pátio Externo) até a retirada da documentação e da autorização de saída.
Todos os funcionários que atuem direta ou indiretamente nas operações dos terminais e bases da PETROBRAS podem a qualquer momento solicitar o formulário da LVT preenchido pelo motorista, para verificação do seu preenchimento e/ ou anotação de atitude positiva ou outras ocorrências. As anotações sempre são realizadas com o intuito de aumentar a conscientização em SMS.
Ao final de suas operações, o motorista deve entregar a LVT à vigilância empresarial no Portão principal após o termino do seu carregamento e procedimentos de saída do terminal. Neste momento, será verificado se a numeração da LVT apresentada corresponde àquela entregue inicialmente.